Os Prémios Podes em 2021 contaram com o esforço e dedicação de um júri de 13 membros, que decidiram os nomeados finais e os vencedores de cada categoria, assim como o vencedor do Podcast do Ano. A organização do Festival Podes gostaria de agradecer sinceramente à disponibilidade e contributo dos membros do júri, numa tarefa que sabemos não ter sido fácil.

MEMBROS DO JÚRI

Ana Isabel Reis
Estudou na Escola Superior de Jornalismo do Porto e fez o doutoramento na Universidade do Minho. Foi jornalista de rádio. É atualmente Professora Auxiliar no curso de Ciências da Comunicação: jornalismo, assessoria e Multimédia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra do projeto colaborativo REC_Repórteres em Construção.


Céu Mateus
Céu Mateus é professora catedrática de economia da saúde na Universidade de Lancaster no Reino Unido. Vive entre Lisboa e Lancaster. Ouve podcasts há muitos anos, são a melhor companhia durante as viagens e em muitos outros momentos. Não resiste a partilhar episódios de podcasts com amigos, colegas e alunos, embora raramente de economia. Nos módulos que ensina há episódios de podcasts na lista das referências bibliográficas.

Daniel Viana
Iniciou a sua experiência como actor em 2008 pelo Teatro Universitário do Porto onde participou em projetos de António Júlio, Rosa Quiroga e Catarina Lacerda. Licenciado em Teatro/Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo finalizado os estúdos em Praga, na DAMU. Desde então tem mantido projetos ativos em Portugal, República Checa e Jordânia.

Guilherme Fonseca
Seja como humorista, argumentista ou apresentador, Guilherme Fonseca já fez um pocuo de tudo. Mal, mas fez. Para não complicar, define-se como uma pessoa que acredita tanto em Deus como na Segurança Social. Faz stand-up comedy desde 2006, já apresentou programas no Canal Q e na SIC Radical e fez parte de sucessos televisivos como DDT – Dono Disto Tudo, 5 Para a Meia-Noite e Cabaret da Coxa, estando atualmente na equipa do programa Isto é Gozar Com Quem Trabalha.

Joana Bértholo
Joana Bértholo dedica-se à escrita literária e dramaturgia. É licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; e doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Os seus romances, livros de contos e um livro infantil, estão publicados sobretudo na Editorial Caminho; mas tem outros títulos noutras editoras, com destaque para a Dois Dias Edições, a Nova Mymosa e a INCM. Mais info: www.unscratchable.info
Foto: Sónia Godinho

Joana Martins
Produtora de Conteúdos, curiosa profissional e otimista em relação à internet e à Humanidade. Dirigi e apresentei largas horas de emissões para o digital, a rádio e a televisão nos formatos de entretenimento da RTP mas foi na criação do #SÓQNÃO que finalmente descobri que o infotainment é a melhor forma de chegar ao público em geral e às gerações mais novas em particular. Acredito que toda a gente tem uma história para contar e que a curiosidade, a empatia e a coragem são a chave para combater o preconceito e promover o diálogo.

João Paulo Meneses
Jornalista e docente universitário. Entre 2005 e 2006 apresentou na TSF o primeiro programa sobre podcasts em Portugal, rádio.com, um dos primeiros a ser disponibilizado em podcast pela… TSF! Entre 2010 e 2015 foi editor online da TSF e fez dos podcasts uma aposta do site.


Luis Bonixe
Sou professor de jornalismo na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Doutorado em Ciências da Comunicação com interesse académico e de investigação no jornalismo radiofónico, jornalismo local, novos media e literacia mediática. Publiquei livros e artigos sobre rádio, rádios locais e jornalismo radiofónico. Fui jornalista de imprensa local e nacional e de rádio. Entre outros projetos, integro o REC-Repórteres Em Construção.

Manuel Carvalhal Cordeiro
Braga 1982
Formado em Arquitectura Paisagista (2007) e pós-graduado em Planeamento Urbano e Regional (2011).
Em 2011 fundou a HAHA Arquitectura Paisagista onde tem vido a desenvolver projectos de espaços exteriores desde então.

Miguel Van der Kellen
Formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, é hoje monitor da unidade curricular Tecnologias dos Media e Mediações Tecnológicas na UAL, dando também formação na área da edição áudio para todos os meios de comunicação. Com ampla experiência de sonoplastia na área da pós-produção, o seu nome associou-se a vários programas televisivos, como Serviço de Saúde (RTP 1), Falar Global e Constituição Europeia (Sic Notícias) e ainda a documentários, de que se destaca Djunta Mon, exibido na RTP 2 e distinguido com uma Menção Honrosa pela Unesco. Na rádio, o seu meio de eleição, começou por fazer locução e animação, e é actualmente responsável pela pós produção, produção e locução de dois programas para a RDP: Páginas de Português (Antena 2) e Língua de Todos (RDP África).

Paula Cordeiro
A minha bio começa sempre da mesma forma e nunca é escrita por mim, porque a Paula Cordeiro é alguém que não gosta de se descrever e até pediu a uma amiga que lhe escrevesse uma nota biográfica para enviar a uma conferência, na qual consta que combina o ensino de rádio e comunicação digital na Universidade com a produção de conteúdos e consultoria estratégica para podcasters e empreendedores. Além disso escreve para a revista Sábado e tem dois livros publicados sobre rádio e plataformas digitais. Há um terceiro a caminho, sobre a vida em contexto digital. Já foi provedora do ouvinte na RTP e coordenou a primeira rádio de lifestyle em Portugal, a NiTfm. Ensina por paixão, produz e escreve podcasts por amor.