JURI

Os Prémios Podes em 2023 contaram com o esforço e dedicação de um júri de 14 membros, que decidiram os nomeados finais e os vencedores de cada categoria, assim como o vencedor do Podcast do Ano. A organização do Festival Podes gostaria de agradecer sinceramente à disponibilidade e contributo dos jurados, numa tarefa que sabemos não ter sido fácil, e particularmente à coordenação da presidente do júri, Paula Cordeiro.

MEMBROS DO JÚRI

Bárbara Baldaia

Jornalista e viajante. Nas últimas duas décadas, trabalhou na TSF, Diário Económico, O Comércio do Porto e Canal 11. Foi autora do programa de rádio “TSF Runners”, que deu origem a um podcast. Colabora atualmente com o jornal Público, onde conta histórias de viagens de aventura por todo o mundo.

twitter

Céu Mateus

Céu Mateus é professora catedrática de economia da saúde na Universidade de Lancaster no Reino Unido. Vive entre Lisboa e Lancaster. Ouve podcasts há muitos anos, são a melhor companhia durante as viagens e em muitos outros momentos. Não resiste a partilhar episódios de podcasts com amigos, colegas e alunos, embora raramente de economia. Nos módulos que ensina há episódios de podcasts na lista das referências bibliográficas.

Eva Esteves

Nascida no Alentejo, o interesse no cinema levou-a à Serra com uma licenciatura na Covilhã.
Depois da percepção do amor ao Som, o interesse na pluralidade de oportunidades e criações levou-a para Lisboa.
Após experiências sonoras em entretenimento, como novelas e programas da tarde, hoje estas culminam no trabalho e interesse pelo humor produzido no canal Q.
Sagitariana exemplar, acha que a vida pode ser traduzida no contar e imaginar de histórias, sons, música e acrescentos. No final será sempre necessário existir o que contar e cantar.

instagram twitter

Fernando Alvim

Fernando Alvim é um locutor e apresentador de TV português.

Foi o fundador do Festival Termómetro Unplugged, que celebrou em 2019 25 anos de existência. Fundou em 2002 a empresa Cego surdo e Mudo, É também criador da Revista 365, dos Monstros do Ano, da Regata de Barquinhos a Remos, do torneio de Padel e Golfe para Nabos, do Festival Idiota, dos Prémios Novos, entre muitos outros eventos. Foi também fundador do programa televisivo 5 para a meia noite, em 2009, onde juntamente com Filomena Cautela, Luis Filipe Borges, Nilton e Pedro Fernandes se manteve até 2011.

Actualmente, apresenta diariamente a Prova Oral na Antena 3, para além dos eventos e iniciativas que desenvolve a um ritmo estonteante.

instagram twitter

Gonçalo Castro

Desde novo decidiu que queria trabalhar em comunicação social e marketing. Fundou o jornal escolar Etc na Escola Secundária da Ramada. Aos 18 anos entrou no ISCSP em Lisboa e transformou a sua paixão pela música num trabalho ao integrar a Valentim de Carvalho, primeiro nas lojas e depois da editora de discos. Em 2001 entra para a Antena 3 enquanto produtor de conteúdos. Ao longo de 13 anos desempenhou várias funções como DJ, Produtor Executivo e Coordenador de Conteúdos (Digitais e On Air) na rádio pública. Actualmente, é marketing manager na RTP.

twitter

Joana Rita Sousa

Joana Rita Sousa, filósofa e estratega digital. Como formadora, consultora e docente universitária, destaca-se na área da criatividade e filosofia para crianças. Desde 2008, lidera oficinas filosóficas para diversas faixas etárias. Além disso, atua como consultora em Marketing Digital, colaborando na construção de presença online para marcas e indivíduos. Tem também presença nas redes sociais, incluindo Instagram, Twitter, TikTok e Facebook, que também utiliza como plataforma de criação.

twitter

João Paulo Meneses

Jornalista e docente universitário, com doutoramento em consumo de música através do streaming. Entre 2005 e 2006 apresentou na TSF o primeiro programa sobre podcasts em Portugal, radio.com, um dos primeiros a ser disponibilizado em podcast pela… TSF! Entre 2010 e 2015 foi editor online da TSF e fez dos podcasts uma aposta do site. É atualmente presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas e investiga a desinformação provocada pela AI.

Luis Bonixe

Sou professor de jornalismo na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Doutorado em Ciências da Comunicação com interesse académico e de investigação no jornalismo radiofónico, jornalismo local, novos media e literacia mediática. Publiquei livros e artigos sobre rádio, rádios locais e jornalismo radiofónico. Fui jornalista de imprensa local e nacional e de rádio. Entre outros projetos, integro o REC-Repórteres Em Construção.

facebook

Miguel van-der Kellen

É a voz oficial da DAZN/Eleven Portugal. Formado em Comunicação, Professor de Ateliê de Rádio na Universidade Autónoma de Lisboa e especialista na área da locução, jornalismo e linguagem áudio.

Na rádio, colabora nos programas Páginas de Português (Antena 2), Língua de Todos (RDP África), Terra Europa (Antena 1) e Antes da Revolução (Antena 1). Em 2023 criou, desenvolveu e produziu o podcast “Queimei, vamos falar de burnout”. Faz parte da equipa que organiza o congresso de jornalista 2024, na área da formação e de acesso à profissão. Colabora, desde a fundação, no REC-Repórteres em construção, um projeto colaborativo que procura promover e apoiar a formação de estudantes do ensino superior na área do jornalismo. Deu voz a personagens de séries televisivas infantis e a diversas locuções comerciais e artísticas.

Mónica Mendes

Mónica Mendes conta com mais de 20 anos de experiência de rádio, primariamente na Antena 3 e mais recentemente como co-protagonista das manhãs da Antena 1. Hoje pode ouvi-la em M, o podcast independente de música soul, funk e R&B

 

Paula Cordeiro

A minha bio começa sempre da mesma forma e nunca é escrita por mim, porque a Paula Cordeiro é alguém que não gosta de se descrever e até pediu a uma amiga que lhe escrevesse uma nota biográfica para enviar a uma conferência, na qual consta que combina o ensino de rádio e comunicação digital na Universidade com a produção de conteúdos e consultoria estratégica para podcasters e empreendedores. Além disso escreve para a revista Sábado e o jornal Público, tem dois livros publicados sobre rádio e plataformas digitais e, outro, sobre a vida em contexto digital, Vida Instagramável. Já foi provedora do ouvinte na RTP e coordenou a primeira rádio de lifestyle em Portugal, a NiTfm. Ensina por paixão, produz podcasts por amor.

twitter

Paula Neves

Começou como modelo publicitário e de moda, durante o curso de Sociologia no ISCTE, tendo-se estreado como actriz em 1997, na série juvenil “Riscos”. Desde aí, conta uma carreira diversa e bem-sucedida com participações importantes em séries, telefilmes, telenovelas e peças de teatro. 

instagram twitter

Pedro Paulos

Pedro Paulos é o criador do Brandos Costumes, onde explorou ao longo dos últimos 10 anos o lado mais desconhecido da música portuguesa. O podcast, ao qual depois se juntou a jornalista Marta Rocha e a ilustradora Angelina Velosa, desvendou, ao longo deste tempo, o lado obscuro dos artistas famosos, os artistas que nunca chegaram ao sucesso e, sobretudo, as boas músicas refundidas que podiam ter sido grandes sucessos. O sucesso do podcast levou-o durante meses ao número 1 dos tops de escuta em portugal, a ser considerado o podcast do ano português de 2020 e até um programa de televisão em 2021, no Canal Q.

Para além disso, assinou programas e especiais pela Antena 3, escreve ou escreveu para meios de comunicação como o Observador, Vice ou o P3, e também é DJ há mais de 10 anos, e já passou por salas clássicas portuguesas como Lux Frágil, Musicbox, 31 ou o Gare Club. Pode ouvi-lo na Rádio Futura ou a passar música pelos caminhos de Portugal.

twitter

Sérgio Noronha

Vive à volta da música, dos média e do marketing desde que se lembra. Trabalhou com diversas editoras musicais, grandes e independentes, promotoras de eventos, imprensa, rádio e televisão. Pode ouvi-lo no programa Cidade Invisível, em diversos canais da RDP.