JÚRI

Os Prémios Podes contam com o esforço e dedicação de um júri de 16 membros, que decidiram os nomeados finais e os vencedores de cada categoria, assim como o vencedor do Podcast do Ano. A organização do Festival Podes gostaria de agradecer sinceramente à disponibilidade e contributo dos membros do júri, numa tarefa que sabemos não ter sido fácil.

MEMBROS DO JÚRI

Ana Isabel Reis

Estudou na Escola Superior de Jornalismo do Porto e fez o doutoramento na Universidade do Minho. Foi jornalista de rádio. É atualmente Professora Auxiliar no curso de Ciências da Comunicação: jornalismo, assessoria e Multimédia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra do projeto colaborativo REC_Repórteres em Construção.

twitter

Bárbara Baldaia

Jornalista no Canal 11, esteve dedicada à rádio durante muitos anos, na TSF. Amante da natureza, de desporto e da vida ao ar livre, criou o programa, também em podcast, “TSF Runners”. Agora dedica-se a contar em televisão histórias dos bastidores do futebol profissional e amador.

twitter

Céu Mateus

Céu Mateus é professora catedrática de economia da saúde na Universidade de Lancaster no Reino Unido. Vive entre Lisboa e Lancaster. Ouve podcasts há muitos anos, são a melhor companhia durante as viagens e em muitos outros momentos. Não resiste a partilhar episódios de podcasts com amigos, colegas e alunos, embora raramente de economia. Nos módulos que ensina há episódios de podcasts na lista das referências bibliográficas.

Daniel Viana

Iniciou a sua experiência como actor em 2008 pelo Teatro Universitário do Porto onde participou em projetos de António Júlio, Rosa Quiroga e Catarina Lacerda. Licenciado em Teatro/Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo finalizado os estúdos em Praga, na DAMU. Desde então tem mantido projetos ativos em Portugal, República Checa e Jordânia.

instagram twitter

Diogo Faro

Estas auto-biografias devem ter sido inventadas pelo Narciso, e soam sempre àquele aluno que na auto-avaliação diz à professora que merece 20 só porque não dá para mais. Portanto, a única coisa que têm de saber sobre mim é que sou comediante, viajante tanto quanto posso, e sou um razoável apreciador da vida boémia. Ah, e acho que os Direitos Humanos são uma coisa mais ou menos decente pelas quais nos devemos bater.

instagram twitter

Eva Esteves

Nascida no Alentejo, o interesse no cinema levou-a à Serra com uma licenciatura na Covilhã.
Depois da percepção do amor ao Som, o interesse na pluralidade de oportunidades e criações levou-a para Lisboa.
Após experiências sonoras em entretenimento, como novelas e programas da tarde, hoje estas culminam no trabalho e interesse pelo humor produzido no canal Q.
Sagitariana exemplar, acha que a vida pode ser traduzida no contar e imaginar de histórias, sons, música e acrescentos. No final será sempre necessário existir o que contar e cantar.

instagram twitter

Joana Bértholo

Joana Bértholo, 1982, escritora e dramaturga. Escreve para livro, palcos e academia. É formada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e tem um doutoramento em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. www.unscratchable.info

Foto: Mário Melo Costa

instagram

Joana Marques

Humorista, guionista e apresentadora de televisão e rádio.

twitter

João Paulo Meneses

Jornalista e docente universitário. Entre 2005 e 2006 apresentou na TSF o primeiro programa sobre podcasts em Portugal, rádio.com, um dos primeiros a ser disponibilizado em podcast pela… TSF! Entre 2010 e 2015 foi editor online da TSF e fez dos podcasts uma aposta do site.

Jorge Félix Cardoso

Recém-chegado a Bruxelas e a trabalhar como Assistente Parlamentar no Parlamento Europeu. Mestre em Medicina e em Filosofia Política. Ex-membro do painel do Café Europa, da Rádio Observador.

Foto: João Porfírio

twitter

Luis Bonixe

Sou professor de jornalismo na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Doutorado em Ciências da Comunicação com interesse académico e de investigação no jornalismo radiofónico, jornalismo local, novos media e literacia mediática. Publiquei livros e artigos sobre rádio, rádios locais e jornalismo radiofónico. Fui jornalista de imprensa local e nacional e de rádio. Entre outros projetos, integro o REC-Repórteres Em Construção.

facebook

Miguel Paisana

Investigador na área das Ciências da Comunicação no OberCom – Observatório da Comunicação e no CIES-Iscte. Tem como interesse de investigação as dinâmicas do ecossistema mediático português e a relação entre os diferentes setores, acompanhando em permanência a evolução dos setores da televisão, rádio, imprensa e internet, bem como todas as demais expressões da digitalização, tais como redes sociais, plataformas de streaming, etc. Faz parte da equipa portuguesa que apoia o Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford no projeto Digital News Report, o maior projeto de recolha de informação estatística sobre jornalismo e consumo de notícias online a nível global.

twitter

Miguel Van der Kellen

Formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, é hoje monitor da unidade curricular Tecnologias dos Media e Mediações Tecnológicas na UAL, dando também formação na área da edição áudio para todos os meios de comunicação. Com ampla experiência de sonoplastia na área da pós-produção, o seu nome associou-se a vários programas televisivos, como Serviço de Saúde (RTP 1), Falar Global e Constituição Europeia (Sic Notícias) e ainda a documentários, de que se destaca Djunta Mon, exibido na RTP 2 e distinguido com uma Menção Honrosa pela Unesco. Na rádio, o seu meio de eleição, começou por fazer locução e animação, e é actualmente responsável pela pós produção, produção e locução de dois programas para a RDP: Páginas de Português (Antena 2) e Língua de Todos (RDP África).

 

Paula Cordeiro

A minha bio começa sempre da mesma forma e nunca é escrita por mim, porque a Paula Cordeiro é alguém que não gosta de se descrever e até pediu a uma amiga que lhe escrevesse uma nota biográfica para enviar a uma conferência, na qual consta que combina o ensino de rádio e comunicação digital na Universidade com a produção de conteúdos e consultoria estratégica para podcasters e empreendedores. Além disso escreve para a revista Sábado e tem dois livros publicados sobre rádio e plataformas digitais. Há um terceiro a caminho, sobre a vida em contexto digital. Já foi provedora do ouvinte na RTP e coordenou a primeira rádio de lifestyle em Portugal, a NiTfm. Ensina por paixão, produz e escreve podcasts por amor.

twitter

Raquel Vaz Pinto

Raquel Vaz-Pinto é Investigadora do IPRI-NOVA. Autora de vários artigos e livros entre os quais Para Lá do Relvado, o que podemos aprender com o futebol editado pela Tinta-da-china.

É comentadora residente da TSF.

twitter

Wandson Lisboa

Ex-dançarino do Iran Costa, ex-amigo do João Kléber, ex-baixista da Ana Malhoa, ex-backing vocal do Roberto Leal e ex-muso do Instagram.

instagram twitter